O associado da ANAMAGES, Juiz Auxiliar Privativo da 5ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Fortaleza, no Ceará, Eduardo Gibson, tem se esforçado para conscientizar a população sobre a importância do voto através de uma música de sua autoria.
A iniciativa surgiu quando o Magistrado atuou como Juiz Eleitoral em Santa Quitéria, no Ceará, onde havia uma forte cultura de compra e venda de votos. Diante de uma sentença de cassação, houve uma grande repercussão na cidade, seguida de retaliações ao Dr. Eduardo, que teve a ideia de responder à situação com a música composta por ele.
A música “Vote Limpo e Consciente” foi produzida pela ONG Sociedade Amigos do Futuro e se vale da cultura musical do povo brasileiro para reforçar a importância do voto consciente e honesto.
Em 2012 o TRE-CE adotou a música para fins de campanha oficial nas comarcas do estado, com divulgação em rádios. Desde 2018 a música está no youtube e para acessar, basta digitar “Vote Limpo e Consciente – Eduardo Gibson”.
Com relação ao trabalho dos Juízes Eleitorais, o Magistrado destaca a necessidade de serem muito firmes na hora de proteger a democracia. “O voto precisa ser um ato honesto e consciente. Os Juízes precisam estar atentos aos sinais que surgem da infeliz e perniciosa cultura de compra e venda de votos, principalmente em eleições municipais. É preciso ter firmeza, persistência, coragem de prosseguir, sem ficar intimidado com a força política”.
“O eleitor é que faz a eleição. O voto se torna uma arma a favor da democracia e contra a corrupção. Ele precisa se conscientizar disso. A música é uma provocação para que o eleitor se conscientize”, conclui o Juiz.
A música pode ser acessada em: https://anamages.s3.sa-east-1.amazonaws.com/upload/vote-limpo.wav