Juíza de Tatuí lança obra “Os saneadores difuso e central no Código de Processo Civil”

Associada da ANAMAGES, a autora é Magistrada no TJSP desde 2008.
Por Danusa Andrade.
Publicado em 22/09/2023 às 18:25. Atualizado há 9 meses.

LogoA Juíza Danielle Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawaty, titular 1ª Vara Cível da Comarca de Tatuí, São Paulo

A Juíza Danielle Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawaty, titular 1ª Vara Cível da Comarca de Tatuí, São Paulo, reuniu a experiência acumulada ao longo dos seus 15 anos de prestação jurisdicional e produziu o livro “Os saneadores difuso e central no Código de Processo Civil”, que acaba de ser publicado pela Thoth Editora.

A Magistrada relata que o interesse em pesquisar a área de saneamento processual se dá justamente pela identificação dos meios de tornar o processo mais eficiente e adequado ao fim que se destina, que é a prestação de mérito.

O livro analisa desde as petições iniciais e com a vinda do Código de Processo Civil (que importou do Direito português o contraditório forte com o autor), aponta o que poderia ser aproveitado nesse movimento mais difuso, que não é só do artigo 357 do CPC em termos de integração da petição inicial, de modo a evitar a extinção e uma repropositura da mesma ação. “Esses movimentos vão tornando o processo mais dinâmico, mais claro, envolvendo as partes no debate e têm o seu ponto central depois do encerramento da fase postulatória, preparando para a fase instrutória, que é o saneamento do artigo 357”, diz.

O prefácio é assinado pelo Desembargador aposentado do TJSP, Jeferson Moreira de Carvalho e o posfácio foi produzido pela Desembargadora do TJSP, Ligia Cristina Araújo Bisogni.

O Presidente da ANAMAGES, Juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, cumprimentou a Magistrada por este trabalho consistente, que lança luz a um tema tão relevante para os operadores do Direito.

Associada da ANAMAGES, a autora é Magistrada no TJSP desde 2008. É pós-graduada lato sensu pela Escola Paulista da Magistratura- EPM (2022), pós-graduada no curso de atualização para Juízes do Estado de São Paulo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2018) e possui extensão universitária em Processo Civil pela PUC/SP (2016).