O Vice-Presidente da ANAMAGES da região sul, Desembargador Carlos Cini Marchionatti, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), foi convocado para integrar a 2ª Seção e a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Ele assumiu o novo posto nesta segunda-feira, dia 9.
O Presidente do STJ, Ministro Herman Benjamin, solicitou à Presidência do TJRS a presença do Desembargador para assumir na Corte por prazo indeterminado, na vaga decorrente da transferência do Ministro Marco Aurélio Bellizze Oliveira para a Primeira Seção e a Segunda Turma.
O Presidente da ANAMAGES, Juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, saudou o Desembargador Marchionatti e transmitiu votos de êxito neste novo desafio.
Perfil
Natural de Carazinho/RS, o Desembargador é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ingressou na Magistratura gaúcha em 1985, como Pretor da Comarca de Alegre. Como Juiz de Direito, atuou nas Comarcas de Palmeira das Missões, Faxinal do Soturno, Arroio Grande, Montenegro e Porto Alegre.
A partir de 1999 passou a atuar como Juiz convocado na Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do RS e, em 2001, foi promovido a Desembargador.
Foi escolhido pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RS como membro da Justiça Eleitoral gaúcha em março de 2016, inicialmente como substituto na classe dos Desembargadores. Entre maio de 2016 e maio de 2017 foi Vice-presidente, Corregedor Regional Eleitoral e Ouvidor do TRE-RS.
Em maio de 2017 assumiu a Presidência da Justiça Eleitoral Gaúcha, permanecendo no cargo até maio do ano seguinte.