O Desembargador Adegmar José Ferreira (TJGO) é o coordenador da coletânea "Justiça e Território: Conflitos, Povos e Resistências no Sul Global" que acaba de ser lançada e reúne análises contundentes sobre os processos de exclusão, apropriação e resistência nos territórios do Sul Global, com foco especial nas dinâmicas fundiárias e jurídicas da América Latina e da África.
Resultado das reflexões desenvolvidas na disciplina "Conflitos Agrários, Sistemas de Justiça e de Solução de Conflitos na Ordem Jurídica" (PPGDA/UFG), a obra apresenta uma crítica profunda aos dispositivos legais que, sob a aparência de neutralidade, legitimam a concentração de terras e a violência estrutural no campo.
Ao longo dos artigos, os autores e autoras abordam temas como a financeirização da terra, a ocultação de conflitos no Cerrado, os impactos da mineração em Moçambique, a necropolítica aplicada aos quilombolas, a violência contra mulheres camponesas e os desafios da justiça climática. Em comum, as contribuições reafirmam o papel do Direito como campo de disputa, onde emergem práticas insurgentes voltadas à afirmação de novos sentidos de justiça. Destinada a juristas, pesquisadores, militantes e a todos que se interessam pelas lutas territoriais, a obra inspira a escuta atenta e a ação transformadora diante das múltiplas formas de resistência dos povos e comunidades tradicionais frente à lógica da mercantilização da vida.
Associado da ANAMAGES, o Desembargador Adegmar José Ferreira possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É pós-doutor pela Universidad Nacional de Córdoba - Centro de Estudos Avanzados – CEA.
É professor da graduação e dos programas de Mestrado e Doutorado em Direito Agrário da UFG; é professor de pós-graduação da Escola Judicial de Goiás; coordena o NEPECC - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ciências Criminais: Vitimização, Violência e Criminalidade no Campo e na Cidade, vinculado ao Programa de Mestrado de Direito Agrário da FD/UFG e à Linha de Pesquisa: Fundamentos e Institutos Jurídicos da Propriedade e da Posse; é membro do NEPEV- Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento da UFG; é professor na FacUnicamps (graduação) e membro da Academia Goiana de Direito – ACAD.
O Desembargador também é avaliador, parecerista e membro de GTs do CONPEDI; é membro do Conselho de Consultores da Revista Jurídica da Presidência da República; é membro do Conselho Editorial da Editora Veira; é parecerista-avaliador da Revista do Direito Público do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. É membro-revisor da Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e autor da obra "O Intelectual do Direito e a Organização da Cultura".